top of page

O ENVOLVIMENTO DA FUMEP/EEP NA REDENÇÃO ECOLÓGICA DO RIO PIRACICABA


Este ano estamos comemorando 40 anos do lançamento da Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba e a FUMEP/EEP fizeram toda a diferença, através do empenho e criatividade de seus diretores, professores, funcionários   e alunos que contribuíram de forma diferenciada para um movimento que levou a criação do Consórcio e Comitês Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Fundação Agência de Bacias PCJ, ARES PCJ entre outras organizações não governamentais. Todas essas entidades trabalham unidas e são denominadas de Família PCJ.


Os resultados que a Família PCJ, trouxe para o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, saneamento e meio-ambiente, para o Brasil e para outros países, são extremamente consideráveis. Por exemplo quando o Consórcio PCJ foi criado em 1989 o índice de tratamento de esgotos da nossa região era de 3%, agora já atingiu 78 %. Já foram plantadas, na região, mais de 10 milhões de mudas nativas, por ações em parcerias, voltada a proteção de nascentes. A educação ambiental direcionada aos recursos hídricos já trabalhou a mudança de paradigma sobre a água para milhares de pessoas capacitadas e mantem a média de 150 mil novos alunos por ano. Só existia, no Brasil, na legislação da área o Código das Águas de 1934 e agora já temos várias e importantes políticas nacionais (recursos hídricos, saneamento, resíduos sólidos, entre outras). Sendo que há décadas a Família PCJ participa de movimentos nacionais e internacionais no trato com os eventos climáticos extremos.


A Campanha Ano 2000 ensaiou os seus primeiros passos em 1983 e foi através do lançamento pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE (hoje SP Águas), do Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Piracicaba, ocorrido no salão nobre da FUMEP/EEP. Como o documento era muito denso os professores da EEP Alguerdo Genevícios e José Augusto Seydell (ambos em memória), elaboraram um resumo com, apenas 65 páginas para facilitar a compreensão de todos. Documento básico para o lançamento pelo Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba da Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba.


Esse movimento contou com a participação marcante da FUMEP/EEP que inclusive formalizou um contrato com o DAEE, em 1985, que permitiu o início da formação de um banco de projetos, visando soluções para a revitalização ambiental. Esses projetos permitiram que as prefeituras municipais da região captassem recursos, junto ao Governo do Estado e União, para construção de estações de tratamento de água, esgoto, construção de barragens e aterros sanitários e obras afins.


Essas ações envolveram professores e alunos da EEP e COTIP e foram somando resultados, com ações em parcerias e participação de técnicos e pesquisadores da cidade, propiciando a Campanha Ano 2000 a publicar em 1987 a Carta de Reinvindicações ao Governo do Estado, contendo 32 problemas, com as respectivas sugestões para as suas soluções.  A reivindicação de nº 19 continha: criação de um organismo intermunicipal eleito e de representantes de um conselho diretor de prefeitos dos municípios integrantes da bacia. A resposta positiva da região, impulsionada por Piracicaba, foi a criação do Consórcio PCJ em 1989.


O Consórcio PCJ, foi fundado em 13/10/1989, com 11 prefeituras e hoje, ao completar em 2024 os seus 35 anos de luta e muito sucesso, conta com a participação de 41 Prefeituras e 23 grandes empresas, tendo conquistado credibilidade nacional e internacional, através de ações de fomento, planejamento e sensibilização. Sendo que as comemorações ocorreram no dia 28/11/24, em Americana/SP, onde a entidade possui sede desde sua criação. Neste evento, além de vários professores da EEP, esteve presente representando a FUMEP o seu diretor-executivo, o professor Renato de Albuquerque Ferreira.

  

Francisco Carlos Castro Lahóz é professor da (EEP), Coordenador do curso de pós-graduação de Infraestrutura e Saneamento Básico e secretário executivo do Consórcio PCJ

Comentarios


bottom of page