top of page

A TRAJETÓRIA DE AMOR E DEDICAÇÃO DE LUIZ ROBERTO MORETTI PELA FUMEP/EEP

Atualizado: 11 de dez.

Luiz Roberto Moretti foi professor na EEP

O engenheiro Luiz Roberto Moretti, nasceu em Piracicaba/SP e sua primeira aproximação com a FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) ocorreu em meados da década de 70, quando cursou o Ensino Médio junto ao Colégio COTIP. Na sequência foi para São Paulo estudar Engenharia Civil na Politécnica/USP.


Concluída a graduação, iniciou sua carreira profissional junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica na Capital – SP, sendo transferido para Piracicaba – SP, em 1984, quando foi inaugurada na cidade a DAEE (Diretoria do Médio Tietê Superior ). Como a equipe do DAEE era reduzida foi firmado em 1985 um contrato de prestação de Serviços do DAEE com a FUMEP/EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) que teve uma segunda versão em 1994.


O engenheiro Moretti foi o coordenador desses contratos pelo DAEE, fato que lhe ofereceu profunda satisfação profissional e pessoal por permitir inserir a FUMEP/EEP em prestação de serviços profissional envolvendo os recursos hídricos, saneamento e meio ambiente.


Em ações conjuntas, o Moretti se manteve, sempre próximo da EEP, em função de sua participação marcante junto a Divisão do Meio Ambiente da AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba) durante a “Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba”, lançada oficialmente em 1985, que contou com forte participação da EEP e seu corpo docente.


Inteiração que foi ampliada quando Moretti ocupou a presidência da AEAP, com mandato iniciado em 1992, período em que a associação esteve muito próxima da EEP em promoções culturais diversas.


Em 2000 Moretti foi aprovado em concurso e assumiu aulas na EEP junto ao Curso de Engenharia Ambiental, permitindo que migrasse, também, para o curso de Engenharia Civil, sendo inclusive coordenador a partir de 2003. Oportunidade em que desenvolveu um importante e inovador trabalho de fortalecimento desse curso, que foi o pioneiro quando da criação da EEP.


Teve grande empenho na conquista e implantação de uma “Estação Meteorológica Experimental” no Campus da FUMEP, para monitoramento e pesquisas pelos alunos da Engenharia Ambiental da EEP.


Contribuiu para que a disciplina de Química Aplicada/Laboratório de Química da EEP inscrevesse projeto e captasse recursos para desenvolvimento de pesquisa, através de recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) entre outras ações afins.


Em 2012 o professor Moretti idealizou e com total apoio da diretoria da FUMEP/EEP implantou o Centro de Pós-Graduação Lato Sensu (CPG) iniciando com o curso de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, onde foi coordenador e professor e o curso de Infraestrutura de Saneamento Básico, onde também foi docente. Seu entusiasmo contribuiu para a criação de outros cursos no CPG.


Em 2020 Moretti contando com prestigio construído com os cursos do CPG pleiteou, junto a secretarias do Governo do Estado uma série de outros cursos de especialização, cuja as tratativas para implantação se encontram em andamento.

 

O professor Luiz Roberto Moretti, quando estudante do Ensino Médio e ao longo de toda sua exitosa carreira profissional, sempre demonstrou admiração entusiasmo e total sintonia com a FUMEP/EEP. Sentia orgulho de ocupar a docência junto a entidade e de todas as inúmeras atividades que nela desenvolvia.

 

Francisco Lahóz é professor da (EEP), Coordenador do curso de pós-graduação de Infraestrutura e Saneamento Básico e secretário executivo do Consórcio PCJ.






Publicação Tribuna Piracicabana


256 visualizações

Comments


bottom of page