CONCURSOS PONTES DE BAMBU E MACARRÃO DA EEP 2024

A competição contou com 18 equipes inscritas

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), uma das unidades educacionais da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), realizou no último sábado, 31/08, três concursos voltados para a comunidade acadêmica, sendo eles o Pontes de Bambu, Pontes de Macarrão e Projeto Ótimo de Tubulação para Esgoto Sanitário. O evento integra a programação oficial de 55 anos da EEP, que está sendo celebrada durante o decorrer de 2024.

Alunos que participaram do concurso Pontes de Macarrão

A equipe vencedora do concurso Pontes de Bambu foi formada pelos alunos Laura Chiarini Silva, Kaio Idarci Grigolato e Guilherme Barbosa; os vencedores do concurso Pontes de Macarrão foram Patrícia Ometto Furlan, Yasmin Palma Roccia, Gabriel da Silveira, Heitor Fleury Sonhiga e Lucas Moreno e os ganhadores do Projeto Ótimo de Tubulação para Esgoto Sanitário foram Paula Pizzirani, Ana Julia Salles, Renata Coelho e Thiago Frassetto.

Os primeiros colocados receberam premiação de R$ 1.000,00, com R$ 500, 00 para a segunda colocação e R$ 250,00 para a terceira colocação.

A competição faz parte da programação oficial de 55 anos da EEP

O diretor acadêmico da EEP, prof. Marcelo Zambon, lembrou que este ano os concursos contaram com a participação de estudantes de outros cursos de graduação e ensino médio, envolvendo 18 equipes inscritas. “Os alunos colocaram em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, numa iniciativa que estimulou a capacidade deles de resolver problemas, persistência nas dificuldades encontradas e agilidade para projetar estruturas com qualidade”, destacou Zambon.

Professoras Maria Helena S. C. Tavares, Maria José A. G. Zagatto, Patrícia Tolaine do Amaral e o Coordenador do Curso de Engenharia Civil Milton Rontani Junior

REGRAS - No concurso Pontes de Bambu os participantes do desafio tiveram que construir uma estrutura com um vão de 50cm, com peso máximo de 230gr, utilizando palitos de bambu para algodão doce e colas, enquanto que na Ponte de Macarrão a estrutura precisava ter 1m de vão livre com peso máximo de 750gr utilizando macarrão tipo espaguete e colas. As provas consistiam em apoiar as pontes nas extremidades e aplicar uma carga em sua região central até que elas se rompessem.

A missão no Projeto Ótimo de Tubulação foi transportar uma determinada vazão de esgoto sanitário até uma Estação de Tratamento com o diâmetro mais econômico possível, evitando extravasamentos e consequentes problemas ambientais e suas penalizações financeiras.