Alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio COTIP encerraram o mês de outubro promovendo visitas a espaços turísticos cujas histórias remetem a aspectos da vida do negro em Piracicaba.
A atividade serviu como conclusão do projeto desenvolvido durante o terceiro bimestre pela Profª Marília Reis Pastor durante as aulas de Redação para tratar da diversidade cultural brasileira. “Vários aspectos da cultura brasileira foram discutidos, em especial a visão eurocêntrica observada no tratamento costumeiro dado à cultura e à história do Brasil”, considerou Marília.
Segundo ela, o projeto adotou a “Rota Afro-Piracicaba”, roteiro turístico elaborado e guiado pela turismóloga Júlia Madeira com o objetivo apresentar a história dos negros em Piracicaba e ressaltar os apagamentos que essa história sofreu ao longo do tempo.
“Nossa proposta também foi tratar da relação entre essa memória nacional e a constituição dos sujeitos brasileiros”, disse Marília. Ela conta que, para isso, diversas atividades foram realizadas, como a leitura de textos sobre o tema, discussão de proposta de redação do ENEM 2016, exibição de vídeos, palestra sobre a "Cultura Afro-brasileira em Piracicaba" e produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "A diversidade cultural como direito dos brasileiros".
Marília revela que o projeto Rota Afro-Piracicaba procurou atender ao que está previsto na lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade de se abordar a cultura afro-brasileira na escola. “Além disso, por trabalhar a subjetividade dos alunos enquanto brasileiros, o projeto também atende ao que está previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que institui o Novo Ensino Médio e a abordagem das Competências Socio-emocionais na escola”, completou.
Ela agradece a todos os envolvidos, em especial à Profª Adriana Marcon, de Redação, que participou da organização da palestra e da excursão; e ao professor Adinan Zayat, de História e Sociologia, que acompanhou um dos grupos durante o passeio.
Comments