COTIP PROMOVE BATE-PAPO SOBRE NAGI HUB COM ALUNOS

Atualizado: 7 de jun. de 2023

Tema foi abordado pelo agente de inovação Pedro Chamochumbi

Alunos dos segundos anos do Ensino Médio do Colégio COTIP acompanharam entusiasmados o “bate-papo” que tiveram sobre o NAGI-HUB/Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação Piracicaba, no último dia 16, quando o agente de inovação da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo/Semdettur, Pedro Chamochumbi, apresentou as inúmeras possibilidades que a nova estrutura oferece, inclusive aos estudantes. O convite partiu do professor de Educação Física Ivan Oriani.

Chamochumbi, que também é presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), lembrou que a FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) foi encampada ao perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba e disponibilizou o seu espaço físico para a criação do NAGI-HUB Piracicaba.

Ele conta que a iniciativa partiu da Prefeitura de Piracicaba e, a partir de agora, através da estrutura acadêmica e de laboratórios da FUMEP, a cidade poderá oferecer serviços para ensaios laboratoriais, prototipação ágil, prova de conceito, manufatura básica, manufatura avançada, engenharia de processos, design de produtos, validação tecnológica, cursos de capacitação, programas de inovação aberta e apoio à pesquisa inovativa, além da oferta de novos espaços para incubação de empresas inovadoras.

“Isso porque a infraestrutura da FUMEP é ideal para dar suporte ao núcleo de apoio à gestão da inovação do HUB Piracicaba e do Parque Tecnológico”, disse Chamochumbi, ressaltando ainda que o NAGI vai conectar alunos e professores da instituição de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, corporações, 3º setor, agentes de fomento, investidores, poder público e comunidades, com a perspectiva de impulsionar a geração e atração de novos negócios, emprego e renda para Piracicaba e Região Metropolitana.

“Trata-se de mais um espaço de oportunidades para o desenvolvimento de projetos e ideias que terão o desafio de transformar as solicitações, problemas e dificuldades apresentadas pela indústria em soluções inovadoras, a partir da atuação dos estudantes sob orientação dos professores”, considerou.

Segundo ele, a iniciativa permitirá à Fundação atender ao desafio de acelerar a inovação em Piracicaba e Região Metropolitana.