
Publicado 24/03/2025
A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) realiza, no dia 05/04 (sábado), a partir das 18h, a 2ª Noite de Observação Astronômica, iniciativa gratuita e aberta ao público. Além da observação da Lua e dos planetas Júpiter e Marte, os visitantes poderão conferir uma exposição de instrumentos astronômicos na Biblioteca do Campus e assistir a filmes sobre galáxias e outros corpos celestes em uma tenda especial.
O evento conta com o apoio do Instituto Pecege e IFSP. O campus da FUMEP, localizado na Av. Monsenhor Martinho Salgot, nº 560, bairro Areão, próximo ao Shopping Piracicaba, também contará com food truck e barraca de pastéis, espetinhos, batata no cone, milho cozido, pamonha e cural.
Coordenado pelos astrônomos Jônatas A. Suzuki e pelo professor Natanael Marcio Itepan, o evento destaca o momento favorável para observar a Lua, que estará com metade de seu disco iluminado, oferecendo riqueza de detalhes. “É uma época propícia para ver Júpiter, Marte, a Grande Nebulosa de Órion, aglomerados abertos como Plêiades e Caixinha de Joias, além do aglomerado globular Ômega Centauri”, explica Suzuki.
A observação será feita com telescópios cedidos pelo professor Natanael e astrônomos amadores. “Se o céu estiver claro, também faremos a identificação das principais estrelas e constelações do início do outono”, completa Itepan.
O diretor-executivo da FUMEP, professor Renato de Albuquerque Ferreira, destacou o sucesso da primeira edição, realizada em 28 de fevereiro, que atraiu mais de 400 visitantes. “Desde o fechamento do Observatório Municipal, há uma lacuna para esse tipo de atividade em Piracicaba. Queremos aprimorar esta segunda edição, trazendo novos atrativos para as famílias da região”, afirma Ferreira.
Céu do Outono – O céu do outono começa a ter noites mais longas que o dia. Destaque para constelações circumpolares, e nessa época começam a ficar mais distantes do horizonte, como o Cruzeiro do Sul, Centauro e Carina, permitindo observar aglomerados como a Caixinha de Joias no Cruzeiro. Dos planetas, destacam-se Júpiter e Marte, mas quem dominará o céu será a Lua, que estará metade iluminada, permitindo a observação dos seus vales e crateras.
Apoio
![]() | ![]() |
コメント